quarta-feira, 6 de julho de 2011

Um Verdadeiro Avivamento




Por Geraldo Carneiro

Muitos demonstram interesse na questão do avivamento, comentando sobre essa necessidade na Igreja. No entanto, precisamos saber que tipo de avivamento queremos, porquanto há um grande número de ideias destoantes acerca do assunto. Para muitos, avivamento: são decisões por Cristo; para outros, dons espirituais; para outros, entusiasmo e outros pensam que é puramente santidade. Se queremos orar e trabalhar em unidade, precisamos ter um ponto de vista definido. Para isso, devemos examinar as Escrituras. 


 EXEMPLO PERFEITO DE AVIVAMENTO
 
Leiamos At 2:1-12 - Aqui encontramos o exemplo perfeito de um genuíno avivamento. Não pensamos que todo avivamento seja exatamente igual a esse. Mas há princípios ou sinais que realmente são comuns aos outros avivamentos. Desse texto podemos extrair: 

          O AVIVAMENTO NÃO ESTÁ SOB NOSSO CONTROLE; ESTÁ SOB O CONTROLE DE DEUS – “... de repente...” - Não podemos "usar" o Espírito Santo. Não podemos "programar" um avivamento; não podemos datá-lo; ele é um ato soberano de Deus. 


                  O AVIVAMENTO NÃO É PRODUZIDO PELO HOMEM – “... veio do céu...” - Este é realmente o ponto fundamental. Muitos se preocupam com o evangelismo, com o estado de mornidão e o pequeno número de conversões. É até uma justa preocupação. Porém, ficam ansiosos por descobrir o impedimento e querem fazer algo a respeito. O grande problema é: O que é esse algo? 
 
Em geral, os crentes pensam em certos métodos ou estratégias: precisamos orar mais alto; devemos chamar certos preletores para a Igreja; devemos iniciar um culto de libertação ou fazer a reunião de oração de um outro jeito. Há os que crêem que se tivermos certos dons espirituais, a Igreja será avivada; e ainda há os que pensam que uma série de estudos sobre avivamento é a chave correta! 
 
Ora, não há dúvida de que cada um desses métodos pode ser usado por Deus para despertar e avivar a Igreja. A grande falha está em não percebermos que Deus não está preso a nenhum método. Deus não depende da aplicação, por nossa parte, de certas técnicas espirituais. O verdadeiro avivamento é algo que está nas mãos de Deus e não pode ser produzido por nossos métodos. Se queremos um genuíno avivamento, temos de esperá-lo vir dos céus. Não temos que produzi-lo! 


Então, o que podemos fazer? Podemos interceder, podemos nos arrepender dos pecados, podemos ter vida de oração, podemos ser fiéis na obra de Deus, podemos parar de acusar os líderes e tirar a trave que está nos nossos olhos, podemos amar e servir nossos irmãos e podemos nos humilhar até o pó diante da soberania absoluta de Deus na questão do avivamento.
Não adianta imitar avivamentos. Temos de ter fé e perseverança para buscar a Deus e crer que o avivamento descerá dos céus.


                    O AVIVAMENTO BÍBLICO É UMA EXPERIÊNCIA COM DEUS – “... Todos ficaram cheios do Espírito" - Esse é o problema com os avivamentos que encontramos por aí. Os crentes não estão buscando uma experiência pessoal e profunda com o próprio Deus. Eles só querem ver, só querem assistir a estudos bíblicos excelentes, milagres, um grupo de louvor ungido, um pregador que pula, grita e levita diante o púlpito. E assim as Igrejas se parecem com teatro: As pessoas não vão para participar; vão para assistir. Não adianta simplesmente imitar essas coisas. Se quisermos um avivamento genuíno, devemos esperá-lo vir diretamente dos céus!


                   O AVIVAMENTO É UMA EXPERIENCIA COMUNITARIA, OU DO CORPO DE CRISTO - As línguas de fogo pousaram "sobre cada um deles" e então "todos ficaram cheios" - Essas expressões, "cada um" e "todos" nos dizem muita coisa sobre a vontade de Deus. Deus não quer se expressar através de apenas alguns indivíduos; Deus quer o corpo, ou seja, Ele quer usar toda a Igreja. Todos são sacerdotes. Não há lugar para estrelas na nova aliança. 


Essa é, no entanto, a tentação de muita gente. O que os crentes esperam, não raramente, é um derramamento do Espírito no modelo do AT. O que eles esperam é que Deus de repente irá levantar um "Moisés" ou um "Josué", um profeta que será cheio do Espírito para conduzi-los à terra prometida. 


Nesse modelo, não são todos cheios do Espírito. Só os líderes. Eles devem ser ungidos e santos. Nós não. Nós somos os seguidores. Vamos atrás e recebemos as bênçãos.
Sem dúvida, Deus pode levantar um líder assim, mas isso não é avivamento. Isso não cumpre o propósito de Deus; porque o propósito de Deus é a Igreja, o corpo. O avivamento da Igreja não é um punhado de líderes ungidos e um monte de seguidores. Não! O avivamento Bíblico da Igreja é um corpo de pessoas cheias do Espírito Santo. Não poucos, mas cada um. Cada crente cheio, fortalecido e ungido com o Espírito. Não um profeta Moisés, que anda com Deus enquanto os outros assistem, mas uma companhia de discípulos cheios do Espírito, tanto líderes como liderados.

                    O AVIVAMENTO TRAZ A MANIFESTAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS – “... Vossos Filhos Profetizarão!” - Como se pode verificar nos Vs. 3 e 4, no momento do derramamento do Espírito, ocorreu uma distribuição de graça. Sobre cada um repousou uma língua de fogo, e depois eles foram capacitados a falar em línguas. Mais à frente, Pedro cita o profeta Joel.  

No A. T., a capacitação para a obra de Deus e a concessão de dons espirituais se limitava a alguns homens escolhidos: profetas, reis, sacerdotes e juízes. O povo, em geral, não experimentava o derramamento do Espírito. Mas a promessa de Deus, para a nova aliança, é que o Espírito seria dispensado a todos; os dons espirituais, também. 

Uma característica fundamental do derramamento do Espírito é a distribuição de dons espirituais a todos os crentes. O que Joel diz da nova aliança, é que todos devem ter dons. É o que Paulo nos ensina em 1 Co 12:7-11 e 14:26. Os dons estão distribuídos entre todos, e não para algumas estrelas. A distribuição livre de dons, e a manifestação do Espírito é um sinal de avivamento genuíno.

                    O AVIVAMENTO TRAZ O ARDOR MISSIONÁRIO - Raramente nos damos conta disso, mas a distribuição de línguas em At 2 foi um milagre transcultural - O Dom de línguas não é, em geral, compreensível. O próprio Paulo ensina que só deve ser usado na Igreja com interpretação. Mas o que se observa em At 2 é que as línguas faladas eram a dos estrangeiros que estavam em Jerusalém (Vs. 5-12). Isso mostra o desejo de Deus de alcançar essas pessoas de outras nações.
Jesus já havia dito que a finalidade do poder do Espírito descer sobre nós é sermos transformados em testemunhas, capacitadas para falar a Palavra. É o que aconteceu em At 2; depois da pregação de Pedro, converteram-se 3000. 


Mais à frente, vemos os crentes orando e sendo cheios do espírito, e assim capacitados a pregar (At 4:31), e por todo o livro de Atos, o Espírito move a Igreja a evangelizar e fazer missões. A Igreja dos primeiros tempos era marcada pelo ardor missionário! 

Uma Igreja avivada é uma Igreja que tem sede de evangelizar e tem compaixão pelos que se perdem. Uma Igreja avivada não está preocupada com banalidades, mas com a missão. Muitos crentes querem o poder do Espírito para ver milagres, não para salvar almas. Querem receber bênçãos, mas não ser uma bênção. Tudo isso apaga o Espírito. Evangelismo e missões são uma marca indispensável do avivamento genuíno.


CARACTERÍSTICAS BÁSICAS PARA REALIZAÇÃO DE UM AVIVAMENTO

Leiamos Hc 3:1-2 e vejamos:

             ORAÇÃO PROFUNDA - "Oração do profeta Habacuque" - Oração pessoal, a partir do profeta de Deus. Todos devem orar muito por um avivamento poderoso, glorioso e soberano, enviado por Deus.
Todos os avivamentos da Bíblia e da história da Igreja foram marcados e conservados na atmosfera da oração, jejum, arrependimento, confissão espontanea, quebrantamento de espírito, humilhação diante de Deus e santidade. Precisamos intensificar também a nossa oração pessoal intercessória pela obra de Deus, como fez Habacuque.


               LOUVOR - "Sobre sigionote" - Trata-se de um termo musical plural, cujo singular é "sigaiom". Indica CANTAR ANIMADAMENTE. Uma Igreja reavivada inclui abundante "música de Deus" (1 Cr 16.42).
Em inúmeras Igrejas, a verdadeira música sacra morreu; seu espaço é preenchido com música e canto tipo passatempo, diversão, animação; sem peso, sem mensagem, sem vida, sem unção, sem melodia, sem graça, sem oração, sem endereço, sem nada.
Devemos orar para que tenhamos outra vez no culto a música realmente sacra, santa, bíblica, espiritual; os louvores que brotam primeiro como fontes do coração crente, da experiência vivida e encarnada na vida devocional da cada um de nós – Ef 5:19.


               A PALAVRA DE DEUS - "Ouvi, Senhor, a tua Palavra" - A Palavra de Deus abundante, fluente, poderosa, revigorante e renovadora é o grande agente divino para o avivamento.
Hoje a Palavra saiu dos púlpitos da maioria das Igrejas e foi substituída ardilosamente e quase sempre por música, festas e outros tipos de apresentações.
Os caps. 8 e 10 de Neemias descrevem um dos maiores avivamentos do A. T. O avivamento teve início mediante um autêntico retorno à palavra de Deus e um esforço decisivo para a compreensão da sua mensagem (v.8), durante sete dias, seis horas por dia, Esdras leu o livro da lei (vv. 3, 18).

Uma das principais evidências de um avivamento bíblico entre o povo de Deus é a grande fome de ouvir, ler e estudar a palavra de Deus.


               TEMOR DE DEUS - "E temi" - Sem renovação espiritual constante na sua vida, o crente perde aos poucos o repúdio ao pecado, sua sensibilidade espiritual diminui e o temor de Deus também. Isso afeta seriamente as coisas de Deus, os valores espirituais, principalmente a santidade de vida e a retidão no viver cotidiano.


               RENOVAÇÃO ESPIRITUAL - "Aviva, ó Senhor, a tua obra" - Precisamente falando, avivar, tem a ver com quem já morreu; reavivar, com quem ainda tem vida. Vários membros da Igreja de Sardes tinham nome no rol dos vivos, mas estavam mortos espiritualmente falando (Ap 3.1). 

Que é avivar espiritualmente? É uma operação soberana, irresistível e sobrenatural do Espírito Santo na Igreja para trazê-la de volta ao real Cristianismo bíblico, como retratado em Atos dos Apóstolos. Ao avivar e reavivar a Igreja, Deus salva crentes inconversos, liberta os crentes carnais, realiza prodígios e milagres, levanta os caídos, salva multidões, os crentes buscam a vida santificada, os perdidos buscam a salvação e prevalece o espírito de unidade de alma entre os crentes – Jo 6:66-67.


            Lv 6:13 - Avivamento é o estado constante da Igreja, abrasada pelo glorioso fogo do Espírito Santo. Na  Bíblia,        alguns símbolos do fogo são:

      A proteção de Deus – Ne 9:16; Zc 2:5
       A palavra de Deus – Jr 5:14; 23:29
      O Espírito de Deus – Is 4:4; At 2:4

Portanto, o avivamento que devemos buscar é aquele que reacenda o pavio fumegante e torne a igreja numa grande e gigantesca obra amada por Deus, respeitada por satanás e temida pelos adversários.

Nenhum comentário: