segunda-feira, 18 de julho de 2011

Qual era o projeto original do Reino de Deus?



Não nos iludamos com a aparente fraqueza da presença do reino dos céus no mundo. Parece estarmos em franca derrota diante do inimigo. O mundo parece estar melhor equipado para a guerra. O mal aparentemente está vencendo, pois o número dos que seguem Cristo é bem menor. Mas isso não significa que o mal há de vencer e que seremos derrotados.

O reino de Deus já tem domínio sobre todas as coisas, mas só ao final ele será plenamente consumado e poderemos ver quem realmente somos, como povo de Deus. O fato de não sermos maioria e de sermos perseguidos, não deve nos desanimar. Chegaremos enfim ao tempo quando o reino de Deus será único e nada haverá além dele.

 DEFINIÇÕES DA PALAVRA "REINO"

1º) TERRITÓRIO OU POVO QUE É GOVERNADO POR UM REI (II Rs 15:19);

2º) O GOVERNO SOBERANO QUE DEUS EXERCE SOBRE O UNIVERSO (I Cr 29:11; Sl 22:28; 145:13; Mt 6:13); e

3º) A SOBERANIA QUE DANIEL PROFETIZOU QUE DEUS ESTABELECERIA NA TERRA PARA SEMPRE (Dn 2:44; 7:13-14). ESTA DEFINIÇÃO É NO SENTIDO ESCATOLÓGICO E SE APLICA PARA A EXPRESSÃO REINO DOS CÉUS.

 DEFINIÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE AS EXPRESSÕES “REINO DE DEUS” e “REINO DOS CÉUS”:

Mateus, que se dirige aos judeus, na maioria das vezes fala em REINO DOS CÉUS;

Marcos e Lucas falam em REINO DE DEUS, expressão essa que TEM O MESMO SENTIDO DAQUELA, AINDA QUE MAIS INTELIGÍVEL PARA OS QUE NÃO ERAM JUDEUS (Mt 5:3 comparar com Lc 6:20; Mt 11:11 comparar Lc 7:28).

O emprego de REINO DOS CÉUS em Mateus certamente é devido à tendência, no judaísmo, de evitar o uso direto do nome de Deus.

Logo, podemos fazer uma MUITO PEQUENA E MÍNIMA DIFERENÇA entre as expressões REINO DE DEUS e REINO DOS CÉUS; DIFERENÇA ESSA QUE ESTÁ SITUADA NO CAMPO ESCATOLÓGICO:

1) REINO DE DEUS = CÔMPUTO DE TODAS AS BÊNÇÃOS, PROMESSAS e ALIANÇAS QUE DEUS DESTINOU AOS QUE RECEBEM A CRISTO JESUS. O REINO DE DEUS NÃO É APENAS UM LUGAR; É UM ESTADO DE IMENSURÁVEIS BEM-AVENTURANÇAS.

1.1) REINO DOS CÉUS = ESTADO(TERRITÓRIO) CELESTIAL CUJO GOVERNANTE MÁXIMO É DEUS. NESSA PERPECTIVA, O REINO DE DEUS (AS BEM-AVENTURANÇAS) FAZ PARTE DO REINO DOS CÉUS. O REINO DOS CÉUS É MAIS LUGAR DO QUE ESTADO DE ESPÍRITO; É MAIS INSTITUIÇÃO DO QUE ETERNIDADE. É O LUGAR (ALGO VISÍVEL) PARA ONDE VÃO OS BEM-AVENTURADOS.



2) O REINO DE DEUS É ESPIRITUAL, INTERIOR E INVISÍVEL. É DEUS DOMINANDO E REINANDO NAS NOSSAS VIDAS E EM TUDO (Rm 14:17 comparar com Lc 17:20-21)

2.1) O REINO DOS CÉUS É DISPENSASIONAL, FÍSICO, VISÍVEL E EXTERIOR. TERÁ SUA MANIFESTAÇÃO PLENA E TOTAL NO MILÊNIO. É O REINO QUE SERÁ REGIDO POR JESUS (O DESCENDENTE DE DAVI SEGUNDO A CARNE) E QUE TEM COMO ALVO O ESTABELECIMENTO DO REINO DE DEUS (AS BEM-AVENTURANÇAS EM SUA PLENITUDE) SOBRE A TERRA (Lc 1:31-33)



3) O REINO DE DEUS JUNTAR-SE-Á (NO SENTIDO DE MESCLAR) COM O REINO DOS CÉUS QUANDO DEUS-FILHO  ENTREGAR O REINO A DEUS-PAI (I Cor 15:24-28 comparar com Apc 1:5-6; 5:9-10) - OBS:- A palavra "REIS" simboliza AQUELES QUE SÃO PARTICIPANTES DO REINO DOS CÉUS; SÃO OS BEM-AVENTURADOS

3.1) O REINO DOS CÉUS (PRESTAR ATENÇÃO POIS LUCAS USA A EXPRESSÃO REINO DE DEUS) É UNIVERSAL INCLUINDO AS CRIATURAS VOLUNTARIAMENTE SUJEITAS À VONTADE DE DEUS, SEJAM OS ANJOS, A IGREJA OU OS SANTOS DO PASSADO E DO FUTURO (Lc 13:28-29 (ALGO VISÍVEL; EXTERIOR) comparar com Hb 12:22-23).


 HÁ TRÊS TEMPOS EM RELAÇÃO AO REINO DE DEUS:

1º) PASSADO - Mt 3:1- O REINO estava chegando porque Jesus estava para ser introduzido no mundo e Ele estabeleceria o reino de Deus nos corações dos homens (Mt 4:14; 10:7; 12:28; Mc 1:1415);

2º) PRESENTE - Jo 3:16 - Deus não mudou. Ele ainda está construindo o reino de Deus nos corações das pessoas (I Pe 3:8-11); e

3º) FUTURO - O Reino de Deus (PARTE INVISÍVEL, ESPIRITUAL, INTERIOR)se MESCLARÁ com o Reino dos Céus (PARTE FÍSICA, VISÍVEL, EXTERIOR) NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO (Mt 6:10) - Quando assim oramos estamos, essencialmente, orando por duas coisas:

A) O DOMÍNIO DE DEUS NOS CORAÇÕES (OU REINO DE DEUS); e

B) PELA VOLTA DE JESUS PARA IMPLANTAÇÃO DO REINO DOS CÉUS NA TERRA (Apc 10:07 comparar 11:15-18 comparar com Ef 5:5).
 
 QUEM ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS:

1) Os pobres de espírito (os humildes) - Mt 5:3
2) Aquele que faz a vontade de DEUS-PAI - Mt 7:21
3) O que lança mão do arado e não olha para trás (os perseverantes) - Lc 9:62
4) Os nascidos de novo - Jo 3:3
5) Os que passam por aflições ou tribulações - At 14:22; II Ts 1:3-5
6) Os lavados, santificados e justificados - I Cor 6:9-10

 O REINO DE DEUS VIRÁ COM PODER - Mc 9:1; I Cor 4:20; Apc 11:17; 12:10; 19:6


Na Santa Paz do Senhor.

Xavier Campos Joaquim

2 comentários:

A Tua palavra é A Verdade ! disse...

Caro irmão Xavier Campos Joaquim, saúde e paz.

Fico honrado com sua visita e comentário, já li seus textos e desde que conheci seu trabalho o seu blog está na minha lista de blogs que eu recomendo, parabéns pelo excelente trabalho!!!

Xavier Campos Joaqum disse...

Obrigado querido.
Essa coperação nos faz mais unidos
Que Deus abençoe.